Desenvolvimento neuropsicomotor de recém-nascidos prematuros: uma revisão sistemática

Pollyanna Tavares Silva Fernandes, Taciane Cristina Santana, Ana Laura Nogueira, Franciele Carvalho Santos, Dernival Bertoncello

Resumo


Introdução: Avanços na assistência prestada a recém-nascidos pré-termo e com baixo peso podem deixar prejuízos que comprometem o futuro desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Objetivos: revisar a literatura, identificar, selecionar e avaliar criticamente as evidências científicas que divulguem o impacto da prematuridade no desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido pré-termo. Métodos: Foram consultadas as bases de dados Lilacs, Pubmed e Scielo. Dois revisores independentes realizaram a seleção e análise dos artigos elegíveis e avaliação e construção da revisão, seguidos por mais dois revisores, eliminando assim os possíveis viéses. Resultados: De 26 artigos selecionados, apenas 6 foram utilizados e apenas 1 apresentou o desfecho no estudo, pois  poucos estudos preencheram os critérios de inclusão. Conclusão: Apesar da relevância dos resultados e do reduzido número de estudos avaliados, observamos os atrasos no desenvolvimento psicomotor dos bebes pré-termos, e a sugestão de mais estudos nesta área.


Palavras-chave


Recém-Nascido; Recém-Nascido Prematuro; Revisão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n4.7835

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.