Respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7881Palavras-chave:
Criança, Pessoas com deficiência visual, Desempenho psicomotor, Equilíbrio postural, Fisioterapia.Resumo
Introdução : A presença de restrições visuais na infância leva a desvios e difi - culdades nas habilidades sensório-motoras. Objetivos : Verificar as respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com defici - ência visual. Métodos : Trata-se de um relato de casos não controlado, transversal. A amostra foi composta por duas crianças em idade escolar, com diagnóstico oftalmológico de baixa visão e cegueira total. Foram aplicados o Teste de equilí - brio de Berg e o Teste de Coordenação Corporal para Crianças - Bateria de Testes KTK antes e após 10 atendimentos, duração média de 50 minutos, duas vezes na semana. Resultados : Para a Criança 1 observou-se melhora de aproximada - mente 11% para coordenação e 13% no equilíbrio; e para a Criança 2 verificou-se aumento de 17% na coordenação, e 6% para o equilíbrio. Conclusão : O protocolo utilizado trouxe benefícios para o equilíbrio e resposta motora destas crianças com deficiência visual.Downloads
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