Respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com deficiência visual

Arilene Maria da Silva Santos, Roberta Lillyan Rodrigues Reis, João Alberto Costa Neto, Tásia Peixoto de Andrade Ferreira, Marcelino Martins

Resumo


Introdução : A presença de restrições visuais na infância leva a desvios e difi - culdades nas habilidades sensório-motoras. Objetivos : Verificar as respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com defici - ência visual. Métodos : Trata-se de um relato de casos não controlado, transversal. A amostra foi composta por duas crianças em idade escolar, com diagnóstico oftalmológico de baixa visão e cegueira total. Foram aplicados o Teste de equilí - brio de Berg e o Teste de Coordenação Corporal para Crianças - Bateria de Testes KTK antes e após 10 atendimentos, duração média de 50 minutos, duas vezes na semana. Resultados : Para a Criança 1 observou-se melhora de aproximada - mente 11% para coordenação e 13% no equilíbrio; e para a Criança 2 verificou-se aumento de 17% na coordenação, e 6% para o equilíbrio. Conclusão : O protocolo utilizado trouxe benefícios para o equilíbrio e resposta motora destas crianças com deficiência visual.

Palavras-chave


Criança; Pessoas com deficiência visual; Desempenho psicomotor; Equilíbrio postural; Fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7881

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.