Respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7881Palavras-chave:
Criança, Pessoas com deficiência visual, Desempenho psicomotor, Equilíbrio postural, Fisioterapia.Resumo
Introdução : A presença de restrições visuais na infância leva a desvios e difi - culdades nas habilidades sensório-motoras. Objetivos : Verificar as respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com defici - ência visual. Métodos : Trata-se de um relato de casos não controlado, transversal. A amostra foi composta por duas crianças em idade escolar, com diagnóstico oftalmológico de baixa visão e cegueira total. Foram aplicados o Teste de equilí - brio de Berg e o Teste de Coordenação Corporal para Crianças - Bateria de Testes KTK antes e após 10 atendimentos, duração média de 50 minutos, duas vezes na semana. Resultados : Para a Criança 1 observou-se melhora de aproximada - mente 11% para coordenação e 13% no equilíbrio; e para a Criança 2 verificou-se aumento de 17% na coordenação, e 6% para o equilíbrio. Conclusão : O protocolo utilizado trouxe benefícios para o equilíbrio e resposta motora destas crianças com deficiência visual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.03.2018
Como Citar
1.
Santos AM da S, Reis RLR, Costa Neto JA, Ferreira TP de A, Martins M. Respostas do treinamento sensório-motor no equilíbrio e coordenação de crianças com deficiência visual. Cons. Saúde [Internet]. 30º de março de 2018 [citado 5º de novembro de 2024];17(1):79-85. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7881
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.