Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras

Autores

  • Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH
  • Madson Pereira Cruz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n2.8029

Palavras-chave:

Aprendizagem, Feedback, Faixa de amplitude.

Resumo

Introdução: A faixa de amplitude de conhecimento de resultados pode auxiliar o desempenho de habilidades motoras. Objetivo: Investigar o efeito da faixa de amplitude de conhecimento de resultados na consistência do desempenho de habilidades motoras. Método: Participaram do estudo 30 voluntários separados aleatoriamente nos grupos faixa de amplitude 15%, que recebeu conhecimento de resultados quando o erro estava além da faixa estipulada; e controle, que recebeu conhecimento de resultados após cada tentativa. A tarefa consistiu em pressionar quatro teclas no teclado alfanumérico do computador, na sequência, 2,8,6,4 com o dedo indicador da mão direita com tempo alvo de 900ms. A variável independente foi manipulada nas 60 tentativas da fase de aquisição. O teste de retenção foi realizado após 24h, com 10 tentativas. Resultados: O desempenho do faixa de amplitude 15% foi mais consistente durante a fase de aquisição e no teste de retenção. Conclusão: A faixa de amplitude tem alta probabilidade de melhorar a consistência no desempenho de habilidades motoras.

Downloads

Biografia do Autor

Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch, Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH

Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte e do Centro Universitário Estácio de BH.

Mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)  Universidade Federal de Minas Gerais

Área: Comportamento Motor

Madson Pereira Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)  Universidade Federal de Minas Gerais

Área: Comportamento Motor

Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Universidade Federal de Minas Gerais

Área: Comportamento Motor, Voleibol


Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

1.
Ugrinowitsch AAC, Cruz MP, Ugrinowitsch H. Faixa de amplitude de feedback aumenta a consistência do desempenho de habilidades motoras. Cons. Saúde [Internet]. 29º de junho de 2018 [citado 2º de junho de 2025];17(2):155-63. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8029

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 828
  • PDF 372