Efeitos do fenômeno da irradiação do método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva no acidente vascular encefálico sobre o membro inferior: estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8091Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral, Eletromiografia, Hemiparesia, Facilitação.Resumo
Introdução: A irradiação pelo método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) não se restringe somente a ativação da musculatura agonista, mas aos músculos homólogos e contralaterais. Objetivo: avaliar o efeito da irradiação sobre a ativação muscular do membro inferior parético, equilíbrio e marcha de indivíduos na fase subaguda pós-AVE. Métodos: cinco indivíduos, avaliados antes e após a intervenção de 12 sessões, incluindo o padrão extensor da diagonal primitiva (D2) de membro superior bilateralmente, em várias posições, por meio da eletromiografia, da escala Fulg-Meyer (FM) e Índice do Andar Dinâmico (IAM). Resultados: As avaliações da FM e do IAM não apresentaram diferenças significativas. A anova fatorial revelou que as variáveis independentes tarefa (p=,00000), músculo (p=,0016) e avaliação (p=,01882) mostraram diferença significativa entre as avaliações. Conclusão: A irradiação do método FNP não promoveu mudanças significativas no equilíbrio e na marcha, mas mostrou ser eficaz na ativação dos músculos do membro inferior nestes pacientes hemiparéticos em recuperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.