Correlação entre a distância percorrida em testes de caminhada e o nível de atividade física de adultos e idosos assintomáticos
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n3.8333Palavras-chave:
Teste de caminhada, Acelerometria, Exercício.Resumo
Introdução: O incremental shuttle walk test (ISWT) pode estar mais bem correlacionado com o nível de atividade física diária (NAFVD) comparado ao teste de caminhada de 6 minutos (TC6). Objetivo: Avaliar as correlações entre o NAFVD e as distâncias percorridas no TC6 e ISWT. Métodos: Selecionamos 29 adultos e idosos assintomáticos por conveniência. Estatura e peso foram coletados para cálculo do IMC. Todos foram submetidos aos testes de caminhada duas vezes em dias alternados. Mensuramos a pressão arterial, frequência cardíaca, dispneia e fadiga de membros inferiores antes e após os testes. O NAFVD foi avaliado por meio de um acelerômetro uniaxial e pelo questionário de atividade física (IPAQ). Resultados: Após análise de regressão múltipla, apenas a distância do ISWT foi determinante para número de passos diários obtidos pela acelerometria, explicando 26% da variabilidade total dessa variável. Conclusão: O ISWT se mostrou válido para estimar o NAFVD de maneira mais adequada quando comparado ao TC6.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.