Ordem do treinamento com pesos, capacidade funcional e carga de treino em idosos treinados: ensaio clínico aleatorizado.

Autores

  • Fábio Luiz Cheche Pina Universidade Norte do Paraná - UNOPAR https://orcid.org/0000-0003-1866-8458
  • Edilaine Fungari Cavalcante Residente na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher (UEL)
  • Crisieli Maria Tomeleri Centro Universitário Filadelfia (UNIFIL)
  • Matheus Amarante do Nascimento Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Aline Mendes Gerage Universidade Federal de Santa CAtarina (UFSC)
  • Renata Selvatici Borges Januário Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Arli Ramos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Edilson Serpeloni Cyrino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n4.8753

Palavras-chave:

Treinamento de Resistência, Autonomia Pessoal, Esforço Físico.

Resumo

Introdução: a ordem do treinamento com pesos (TP) pode estar relacionada aos benefícios observados nesta modalidade. Objetivo: avaliar a ordem de TP na capacidade funcional e carga de treino. Métodos: dezoito idosos treinados foram aleatorizados: sequência A (SEQ A), dos grandes para os pequenos grupos musculares e sequência B (SEQ B), ordem inversa a SEQ A. A flexibilidade, tarefas funcionais, resistência muscular e carga de treino foram verificados. Resultados: interação foi observada para a flexibilidade, em que a SEQ B (+ 18,7%) apresentou resultado significativo, quando comparada à SEQ A (- 18,4%). Efeito do tempo foi encontrado para tarefa funcional (SEQ A = - 2,9% e SEQ B = - 1,9%), resistência muscular (SEQ A = + 11,5% e SEQ B = + 8,9%) e carga de treino (SEQ A = + 54,0% e SEQ B = + 74,3%). Conclusão: TP é efetivo para a melhora da tarefa funcional, da resistência muscular e da carga de treino, porém a ordem pode influenciar na flexibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Cheche Pina, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Fábio Luiz Cheche Pina é Graduado (2004), Mestre (2010) e Doutor (2017) em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. É docente no ensino superior nos cursos de licenciatura/bacharel Educação Física (UNOPAR e INESUL) e áreas da saúde (Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Psicologia). Também atua como profissional liberal na área de fitness e treinamento outdoor. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor, testes motores, adiposidade corporal, terceira idade, treinamento com pesos e ginástica de academia.

Edilaine Fungari Cavalcante, Residente na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher (UEL)

Possui graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Atualmente é estudante regular do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, em nivel de mestrado, e bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE), concentrando seus estudos na linha de atividade física e saúde, principalmente, no que diz respeito às respostas agudas e crônicas ao treinamento com pesos em mulheres idosas.

Crisieli Maria Tomeleri, Centro Universitário Filadelfia (UNIFIL)

Possui graduação em Educação Física (UEL-2000), especialização em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos (UNOPAR-2004), mestrado em Educação Física (UEL/UEM -2012) e doutorado em Ciências da Saúde (UEL-2016), estágio de pós-doutorado (UEL-2016). Atualmente faz estágio de pós-doutorado junto ao programa de pós graduação em Educação Física da UNICAMP. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE/UEL), elaboradora de concurso publico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina e professora de pós graduação do Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Ciências da Saúde e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, síndrome metabólica, marcadores de inflamação, fatores de risco cardiovascular, comportamento sedentário, envelhecimento, treinamento com pesos e prescrição de exercícios físicos para populações especiais.

Matheus Amarante do Nascimento, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Possui graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) (2006). Concluiu o Mestrado (2009) e o doutorado (2015) em Educação Física no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento com Pesos, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, força muscular e composição corporal, aptidão física, nutrição, envelhecimento.

Aline Mendes Gerage, Universidade Federal de Santa CAtarina (UFSC)

Finalizou sua graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2006, o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, em julho de 2009, e o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em abril de 2016. Atualmente, é docente (adjunto A) do Departamento de Educação Física da UFSC, atuando na graduação e na pós-graduação. Participa do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF - UFSC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Doenças Crônicas não Transmissíveis (GEPEFID - UFSC) do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE - UEL), concentrando seus estudos na linha de atividade física e saúde, principalmente, no que diz respeito às respostas e adaptações cardiovasculares à atividade física e ao exercício físico.

Renata Selvatici Borges Januário, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Filadélfia(1999), graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é docente da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física e Nutrição Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, composição corporal, atividade física e saúde e recursos ergogênicos nutricionais. 

Arli Ramos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (1976), atual UNOPAR de Londrina, Paraná. Mestrado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (1994) e doutorado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh, Pennsylvania - USA (2001). Atualmente é Professor Associado no Curso de Esporte da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso e Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Ciências do Esporte. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL. Membro do Colégio Europeu de Ciências do Esporte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2/CNPq 2011-2016. Membro da Equipe Colaboradora EC15 do Projeto Segundo Tempo e Esporte da Escola do Ministério do Esporte. Consultor Ad-Hoc do CNPq, CAPES, Fundação Araucária. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, atividade física e saúde, treinamento com pesos, crianças e adolescentes, escolares, metodologia de pesquisa.

Edilson Serpeloni Cyrino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Edilson Serpeloni Cyrino concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo em 2002, o Pós-doutorado em Composição Corporal Humana na Universidade Técnica de Lisboa em 2008 e o Estágio Sênior no Exterior na Universidade de Coimbra em 2013. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Londrina, Coordenador do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE). É revisor do International Journal of Sports Medicine, do Journal of Sports Sciences, do Journal of Obesity, da SpringerPlus, do Journal of the American College of Nutrition, do European Journal of Nutrition, do Cadernos de Saúde Pública, da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da Motriz: Revista de Educação Física, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, do Arquivos de Medicina, da Revista da Educação Física/UEM, da Revista Motricidade, da Revista de Nutrição, da Revista Alimentos e Nutrição, da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, da Revista de Ciências Médicas, do Arquivos de Ciências da Saúde e da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Publicou 187 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 14 capítulos de livro. Realizou sete supervisões de pós-doutorado e orientou 12 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado, 41 trabalhos de iniciação científica, 26 monografias de especialização e 67 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 16 prêmios e/ou homenagens. Desde 1998 participou de 29 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 18 destes. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desempenho motor, composição corporal, treinamento com pesos, antropometria e testes motores.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

1.
Pina FLC, Cavalcante EF, Tomeleri CM, do Nascimento MA, Gerage AM, Januário RSB, et al. Ordem do treinamento com pesos, capacidade funcional e carga de treino em idosos treinados: ensaio clínico aleatorizado. Cons. Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2018 [citado 5º de novembro de 2024];17(4):469-77. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8753

Edição

Seção

Artigos