ÉTICA, ORDEM ECONÔMICA E A FUNÇÃO SÓCIO-SOLIDÁRIA EMPRESARIAL

Autores

  • Marcelo Benacchio Universidade Nove de Julho
  • Diogo Basilio Vailatti Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i2.348

Palavras-chave:

Direitos humanos, Ordem econômica, Ética empresarial.

Resumo

A ordem econômica brasileira, fundada no artigo 170, “caput” da Constituição Federal, abarca uma pluralidade de interesses que, em um primeiro momento, parecem antagônicos, mas que possuem um objetivo em comum, qual seja: efetivar a dignidade da pessoa humana. Desta forma, quando os valores morais que compõem um agir ético são analisados, percebe-se que ambos buscam concretizar os direitos humanos, de forma que se pode falar em uma dupla exigência de uma ética empresarial (plano constitucional e moral) existente no Brasil. Contudo, em que pese tais concepções, constata-se que a maior parte das empresas ainda não pautam sua atuação em uma totalidade sob tal prisma, o que faz com que o presente trabalho procure aprofundar seus estudos em tal temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Benacchio, Universidade Nove de Julho

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor permanente do mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho. Juiz de Direito em São Paulo.

Diogo Basilio Vailatti, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Direito pela Universidade Nove de Julho. Bolsista e pesquisador Capes/Prosup. Advogado.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

BENACCHIO, Marcelo; VAILATTI, Diogo Basilio. ÉTICA, ORDEM ECONÔMICA E A FUNÇÃO SÓCIO-SOLIDÁRIA EMPRESARIAL. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 289–308, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i2.348. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9041. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 322
  • PDF 265