Os Direitos Fundamentais e as Tecnologias da Comunicação e Informação: Grupos de Trabalho do WhatsApp

Autores/as

  • Maria Cláudia Felten Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v6i1.589

Palabras clave:

Direitos fundamentais. Tecnologia da comunicação.Tecnologia da informação.

Resumen

As tecnologias da comunicação e informação revolucionam as vidas das pessoas e estão sempre sendo reinventadas. A comunicação permite a conexão através de várias tecnologias (celular, e-mail, whatsApp etc) e essa combinada com a tecnologia da informação permite que a notícia circule o mundo e chegue instantaneamente a todos. Os contratos de trabalho sempre tiveram estreita relação com as tecnologias, pois facilitam a comunicação entre empregado e empregador. Uma nova ferramenta quem vem revolucionado as relações de emprego são os grupos de trabalho do WhatsApp, que pela ausência de regulamentação, invadem a vida privada do trabalhador, causando problemas no convívio familiar, na saúde e intimidade, retirando o direito ao lazer, pois promovem a hiperconexão do trabalhador com seu contrato de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cláudia Felten, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC. Especialista em Responsabilidade Civil e Contratos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu no Direito da Faculdade Meridional S/A – IMED, em Porto Alegre/RS. Professora da graduação em Direito do Trabalho I e na disciplina de Estágio Supervisionado em Direito do Trabalho no Instituto Metodista Porto Alegre – IPA. Professora convidada da Pós-Graduação Lato Sensu da IMED, UNIRITTER, Verbo Jurídico, Escola Superior da Advocacia – ESA e da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Autora de livros. Advogada. Palestrante.

Publicado

2017-04-01

Cómo citar

FELTEN, Maria Cláudia. Os Direitos Fundamentais e as Tecnologias da Comunicação e Informação: Grupos de Trabalho do WhatsApp. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 120–143, 2017. DOI: 10.5585/rtj.v6i1.589. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9032. Acesso em: 6 nov. 2024.