Discutindo as teorias sobre currículo escolar

Autores

  • Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti Universidade Nove de Julho
  • Fabio Cavalcanti Universidade Nove de Julho/SEESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14591

Palavras-chave:

Currículo, Dispositivos escolares, Políticas educacionais, Professor, Aluno.

Resumo

Esse texto tem como objeto de estudo a discussão do currículo escolar. Seu objetivo é reapresentar ideias correntes de acordo com algumas questões norteadoras constitutivas das discussões curriculares. Para tanto, trará a tona a argumentação de autores que, historicamente, dentro do campo, tem construído teorias sobre o currículo. A exposição de tais ideias pautar-se-á pela busca de respostas a algumas questões, como por exemplo: como o currículo deve ser composto, elaborado; qual sua finalidade social, e como o materializar nas escolas, nos saberes e fazeres de professores e alunos. A metodologia de pesquisa aqui utilizada é a bibliográfica. As fontes consultadas foram livros, capítulos de livros e artigos de periódicos. Como conclusão pode-se apontar que o currículo se constitui como um dispositivo escolar de tal potência no universo científico, dada suas possibilidades de interpretação, discussão teórica e interlocução com tantas áreas do conhecimento escolar que precisa ser sempre discutido.

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Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Universidade Nove de Julho

Pedagoga. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. Pesquisa e publica em história da profissão docente e configuração dos padrões pedagógicos modernos. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: contextos, epistemologias e metodologias.

Fabio Cavalcanti, Universidade Nove de Julho/SEESP

Físico pela IFSP. Mestre em Física pela USP. Doutorando em Educação no PPGE-UNINOVE. Professor de Física da SEESP/EI.

Referências

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Publicado

01.07.2020

Como Citar

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Aparecida; CAVALCANTI, Fabio. Discutindo as teorias sobre currículo escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 3–13, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.14591. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14591. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos