Formação continuada e trabalho didático: metodologia com base na pedagogia histórico-crítica

Kleiton Ramires Pires Bezerra

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar e tecer algumas considerações sobre os aspectos do trabalho didático, a interação educacional, os recursos pedagógicos e o espaço escolar, durante o processo de formação continuada dos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME). Durante acompanhamento pedagógico dos professores de educação física da REME, pela equipe de professores-técnicos de educação física da Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, houve a seguinte problemática: dificuldade dos professores de educação física na organização e sistematização de planos de aula, estabelecimento de objetivos relacionados com o trabalho didático, a explicação da metodologia utilizada e os procedimentos avaliativos – uso de instrumentos de avaliação e de categorias avaliadas. A formação continuada com base na pedagogia histórico-crítica, segundo as etapas mencionadas, se mostrou significativas, no sentido de introduzir de maneira metodológica o assunto planejamento escolar.


Palavras-chave


Formação continuada; Trabalho didático; Pedagogia histórico-crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Gilberto Luiz. O Trabalho Didático na Escola Moderna: Formas Históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

GASPARIN, João Luiz. Nós da Educação - Organização do Trabalho Pedagógico - Parte 3. Produção: TV Paulo Freire, 2008. Duração: 20min33s. Disponível em: http://www.

educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13783. Acesso em: 05 de set. 2020.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Buenos Aires, v. 37 n. 03, p. 1-7, 2005. Disponível em: https:

//rieoei.org/RIE/article/view/2705. Acesso em: 05 de set. 2020.

REME. Secretaria Municipal de Educação. Programa Educação em foco: múltiplas dimensões da formação continuada, 2017-2020. Campo Grande-MS, [s.n.], 2017.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula: São Paulo. Libertad. 2002.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.




DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18124

Direitos autorais 2020 Cadernos de Pós-graduação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2020 Todos os direitos reservados.