A alfabetização, o letramento e a docência: reflexões necessárias

Andreia Menarbini, Manuel Tavares Gomes

Resumo


O artigo é o resultado da etapa de definição do referencial teórico da pesquisa de doutorado, base incontornável para a fundamentação e contextualização do problema de pesquisa, relacionado com a proposta de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a Educação Infantil. Discutimos os conceitos já produzidos que contextualizam a escrita, a leitura, a alfabetização e o letramento, em consonância aos processos e concepções existentes nessas áreas, com a ampliação da discussão para as questões da qualidade da alfabetização, do papel da escola e do docente. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de tipo qualitativo, documental, com o recurso à análise qualitativa dos dados coletados a partir da análise de discurso.


Palavras-chave


Alfabetização; Escrita; Formação de professor; Leitura; Qualidade da educação.

Texto completo:

PDF

Referências


DUBAR, Claude. A Socialização - Construção das Identidades Sociais e Profissionais Tradução: Andréa Stabel M. da Silva. São Paulo, SP, Martins Fontes, 2005.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização e cultura escrita. Revista Nova Escola impressa n. 162, maio 2003.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 15. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido / Paulo Freire. – Notas: Ana Maria Araújo Freire Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GADOTTI, Moacir. A qualidade na Educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educa-ção Básica. Rede Municipal de Florianópolis (SC). 2013. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf. Acesso em: 28 set. 2018.

HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita. 10ª edição - São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Processos metonímicos na evolução do alfabeto. Revista da ABRALIN, [S.l.], v. 6, n. 2, may 2017. ISSN 0102-7158. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/52622. Acesso em: 26 nov. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rabl.v6i2.52622.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. UNESP. Acervo digital. Univesp – São Paulo: Cultura Acadêmica, 1996. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020.




DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18423

Direitos autorais 2020 Cadernos de Pós-graduação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2020 Todos os direitos reservados.