Currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a experiência do município de Videira, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18460

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Currículo, Participação, Profissionais da Educação.

Resumo

O texto relata a experiência do Município de Videira na elaboração dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental. Analisa as orientações advindas da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Base do Território Catarinense e de documentos que orientam os entes federados a elaborarem e/ou reelaborarem os seus currículos. Constata que, apesar da tentativa de uniformização curricular, o Município buscou ressignificar e recontextualizar competências e habilidades de forma a atender a sua realidade, além de envolver profissionais da educação no processo de construção. Considera-se que a experiência foi bem-sucedida, pois oportunizou momentos de reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem e de ampliação das possibilidades políticas do currículo.

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Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, niversidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Luiz Felipe Torcatto Zanella, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e como Secretário Municipal de Educação

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

ROSTIROLA, Camila Regina; ZANELLA, Luiz Felipe Torcatto. Currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a experiência do município de Videira, SC. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 83–96, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18460. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18460. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos