Currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a experiência do município de Videira, SC

Camila Regina Rostirola, Luiz Felipe Torcatto Zanella

Resumo


O texto relata a experiência do Município de Videira na elaboração dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental. Analisa as orientações advindas da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Base do Território Catarinense e de documentos que orientam os entes federados a elaborarem e/ou reelaborarem os seus currículos. Constata que, apesar da tentativa de uniformização curricular, o Município buscou ressignificar e recontextualizar competências e habilidades de forma a atender a sua realidade, além de envolver profissionais da educação no processo de construção. Considera-se que a experiência foi bem-sucedida, pois oportunizou momentos de reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem e de ampliação das possibilidades políticas do currículo.


Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular; Currículo; Participação; Profissionais da Educação.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18460

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