Saberes culturais amazônicos e a cultura como práxis: uma análise sob a teoria do uso de Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18485

Palavras-chave:

Teoria do uso, Saberes culturais, Amazônia.

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa educacional realizada na rica diversidade cultural da região do Beira Amazonas, no estado do Amapá e investiga quais as contribuições da teoria do uso, fundamentada em Zygmunt Bauman, para a análise cultural da Amazônia amapaense? Tem como objetivo geral analisar a teoria do uso, com base nos princípios do autor Zygmunt Bauman, no contexto cultural da Amazônia amapaense no sentido de compreender os saberes da região. Especificamente, o estudo visa a descrever a história do conceito de cultura, a diferenciar a teoria do uso de outras teorias de análise cultural e a identificar os saberes culturais amazônicos a partir das categorias da teoria do uso de Zygmunt Bauman. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa, pautada no estudo de caso, com a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que a teoria do uso possui grandes contribuições na análise do universo cultural amazônico tendo em vista a singularidade peculiar do mesmo, assim como colabora na compreensão da riqueza cultural deste universo amazônico em tempos de hibridizações culturais globalizantes na época da modernidade líquida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Especialista em Coordenação Pedagógica. Professora Auxiliar da Universidade do Estado do Amapá – UEAP.  Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP.

Ângela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá - UEAP

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar,

EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

LOUREIRO, João de Deus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário - 5 ed. - Ma-naus: Editora Valer, 2015.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral - 4 ed. - São Paulo: Edições Loyola, 2000.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

PORRO, Antonio. O povo das águas: ensaios de etno-história amazônica. 2 ed. Manaus: EDUA, 2017.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da.(org.) Alienígenas na Sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. – 3 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

17.12.2020

Como Citar

SANTOS, Antonia Fladiana Nascimento dos; BRITO, Ângela do Céu Ubaiara. Saberes culturais amazônicos e a cultura como práxis: uma análise sob a teoria do uso de Zygmunt Bauman. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 97–111, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18485. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/18485. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 389
  • PDF 356