O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Autores

  • Chris Royes Schardosim Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0002-2303-2377
  • Renata Lewandowski Montagnoli Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
  • Jonatas Rubens Tavares Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.19968

Palavras-chave:

juventude, violência, educação, exclusão social

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a categoria social juventude na atual conjuntura brasileira. Para tanto, busca compreender: o que é ser jovem e o que é ser jovem em contexto escolar violento. Os principais autores que ajudaram a embasar a discussão foram: Castro (2002), Groppo (2004), D’Agostini; Nogara Junior; Marcassa (2017, 2019), Andrade; Farah Neto (2007) e Ponce (2000). Para responder aos objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, conforme os conceitos dos autores Severino (2007) e Gil (2008). Ao final do artigo foi possível compreender que a sociedade não deve comparar os jovens da atualidade com as juventudes do passado, que a violência a que os jovens são submetidos nas áreas periféricas é, ainda, um desafio a ser vencido e que a escola deve buscar formas de não reproduzir a violência e tem papel fundamental no desenvolvimento de um jovem protagonista e apto para a vivência social.

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Biografia do Autor

Chris Royes Schardosim, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Linguística

Renata Lewandowski Montagnoli, Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Especialista em História

Jonatas Rubens Tavares, Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Especialista em Metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

SCHARDOSIM, Chris Royes; MONTAGNOLI, Renata Lewandowski; TAVARES, Jonatas Rubens. O jovem no Brasil nunca é levado a sério. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 28–36, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.19968. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19968. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos