Inclusão da criança com espectro autista em sala de aula: desafios e perspectivas familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20650

Palavras-chave:

autismo, família, inclusão escolar

Resumo

O artigo analisa os significados atribuídos pelos pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista ao ingresso de seus filhos no ensino regular em Barbacena-MG, sobretudo nos aspectos psicossociais. Metodologicamente demarcado como qualitativo, a aplicação de 12 questionários semiestruturados, aliada ao resgate na literatura pertinente, ofertou o aporte deste trabalho. A análise evidenciou que a percepção dos genitores emerge de que o espaço escolar não se encontra apto para receber seus filhos, sem profissionais capazes de atender suas demandas e peculiaridades, limitando a equidade no ensino. Conclui-se que suas representações são polissêmicas acerca dessa inserção e centralizadas pelo que se tem nos meios de informação, especialmente pela comunicação informal, rotineira, do cotidiano. Após coleta dos dados, revelou-se a necessidade de uma análise mais densa e particularizada deste fenômeno, aliada às falas pelos respondentes.

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Biografia do Autor

Parley Lopes Bernini da Silva, Universidade Federal de Viçosa -UFV

Mestrado em Extensão Rural

Ana Paula Gouvêa, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Especialista latu sensu em Educação Inclusiva

Silvana de Araujo Castro de Oliveira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Especialista latu sensu em Educação Inclusiva

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

DA SILVA, Parley Lopes Bernini; GOUVÊA, Ana Paula; OLIVEIRA, Silvana de Araujo Castro de. Inclusão da criança com espectro autista em sala de aula: desafios e perspectivas familiares. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 150–164, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20650. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20650. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos