Percepções de alunos que abandonaram uma escola de ensino médio integrado no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.20931

Palavras-chave:

ensino médio integrado, evasão escolar, educação pública

Resumo

Objetiva-se apresentar, sob a perspectiva dos estudantes, os motivos que os levaram a abandonar o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. Os alunos evadidos são dos cursos de Administração; Eletrônica; Logística; Secretariado; e Segurança do Trabalho, no período de 2015 a 2019. Com abordagem qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica e coleta de informações via questionário. A revisão da literatura incorpora a complexidade da evasão escolar, indicando fatores intraescolares – infraestrutura, espaço escolar, processos e práticas escolares –, e extraescolares – mudança de residência, de emprego e desinteresse. Com base em categorias de análise, são apresentados os motivos da evasão escolar pela ótica dos estudantes. O estudo abrangeu 111 evadidos, 11 dos quais forneceram respostas. Os principais achados são: a) fatores internos e externos influenciaram a evasão; b) 64% dos alunos se evadiram na 1a série; e c) carga horária elevada, bullying e dificuldade financeira, aspectos que afetaram a decisão.

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Biografia do Autor

Marcio de Paula Evangelista, Universidade Cidade de São Paulo – Unicid

Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais

 

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo – Unicid

Doutorado em Administração Pública e Governo

 

Julio Gomes Almeida, Secretaria Municipal de Educação – SME

Doutorado em Educação

 

Referências

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

EVANGELISTA, Marcio de Paula; CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo; ALMEIDA, Julio Gomes. Percepções de alunos que abandonaram uma escola de ensino médio integrado no município de São Paulo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 38–50, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.20931. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20931. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos