O “artear” metodológico pela afirmação de espaços de memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.21487

Palavras-chave:

diagnóstico rural participativo, metodologia, pesquisas em educação

Resumo

Este texto apresenta os principais pontos da metodologia utilizada em uma pesquisa em Educação e Diversidade, a qual teve como característica o engajamento social, por meio de pressupostos epistemológicos freirianos que emanam de objetos multidimensionais e de processos formativos emancipatórios. Buscar uma metodologia que dialogue com o objeto de estudo e responda aos inquéritos iniciais possui uma sensibilidade teórica e social. O Diagnóstico Rural Participativo mostrou-se capaz de envolver uma realidade e de compreender os processos sociais que surgiram a partir das interações, em outras palavras, nasceu em comunidade para atender a comunidade. Ao propor essa metodologia, asseveram-se os espaços de memória por meio das narrativas externadas, fortalecendo o envolvimento político e cultural, o empoderamento e a ancestralidade.

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Biografia do Autor

Edicarla Correia de Sá, Instituto Psicopedagógico de Bonfim – IPPB

Mestre em Educação e Diversidade

 

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação

 

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

DE SÁ, Edicarla Correia; PINHO, Maria José Souza. O “artear” metodológico pela afirmação de espaços de memórias. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 18–37, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.21487. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/21487. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos