A formação do professor para o ensino de literatura infantil: o que dizem os estudos atuais?

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Kátia Regina Rodrigues Lima, Alisson Slider do Nascimento de Paula

Resumo


O trabalho objetiva refletir sobre o que dizem os estudos publicados sobre a formação do professor para o ensino de literatura infantil. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento metodológico o estudo bibliográfico a partir da metodologia de construção do estado da questão. As análises evidenciaram que os estudos publicados até o momento se referem a como se apresenta a disciplina de literatura infantil nos cursos de formação de professores; a como os estudos publicados agem sobre as aprendizagens dos discentes através dos estudos realizados na disciplina e evidenciam fragilidades na formação leitora dos graduandos. O mapeamento realizado revela que a literatura infantil tem pouco espaço na formação do professor, o que mostra a necessidade de se investir em estudos que discutam a importância da literatura infantil na formação do professor.


Palavras-chave


ensino; literatura infantil; formação de professor

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.22728

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