A formação do professor para o ensino de literatura infantil: o que dizem os estudos atuais?
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.22728Keywords:
ensino, literatura infantil, formação de professorAbstract
O trabalho objetiva refletir sobre o que dizem os estudos publicados sobre a formação do professor para o ensino de literatura infantil. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento metodológico o estudo bibliográfico a partir da metodologia de construção do estado da questão. As análises evidenciaram que os estudos publicados até o momento se referem a como se apresenta a disciplina de literatura infantil nos cursos de formação de professores; a como os estudos publicados agem sobre as aprendizagens dos discentes através dos estudos realizados na disciplina e evidenciam fragilidades na formação leitora dos graduandos. O mapeamento realizado revela que a literatura infantil tem pouco espaço na formação do professor, o que mostra a necessidade de se investir em estudos que discutam a importância da literatura infantil na formação do professor.
Downloads
References
AMARILHA, Marly. Estão Mortas as fadas? Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
ARAUJO, Rute Pereira Alves de. Pedagogia, currículo e literatura infantil: embates, discussões e reflexões. 2015. 430f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura: e outros ensaios. São Paulo: Angelus Novus, 2004.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Liber Livro, 2012.
LEITE, K. A.; SOUZA, M. L. G. de. Leitura literária e análise linguística no ensino básico. Entre Letras, v. 8, n. 2, 420-431, jul/ago. 2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/ periodicos/index.php/entreletras/article/view/3682.> Acesso em: 13 nov. 2020.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas. v. 15. n. 30. p. 5-16, jul/dez. 2004.
OLIVEIRA, F. R. Considerações sobre a história do ensino da literatura infantil nos Cursos Normais no Brasil: o pioneirismo de Bárbara Vasconcelos de Carvalho. História da Educação (UFPel), v. 15, n. 1, p. 123-140, maio/ago. 2011. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/20529/12314. >. Acesso em: 13 nov. 2020.
OLIVEIRA, F. R. Notas para uma história do ensino da literatura infantil na formação de professores primários no Brasil e em Portugal. Acta Scientiarum. Education (online), v. 1, n. 1, p. 11-19, jan-março. 2016. Disponível em < http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2178-52012016000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. >. Acesso em: 13 nov. 2020.
OLIVEIRA, F. R. de. História da disciplina “literatura infantil” nos cursos de formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 198-209, set. 2015. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/ 8640388.>. Acesso em: 13 nov. 2020.
RAMOS, Fabiana. Letramento e construções identitária acadêmico-profissional em diários de leitura: formando professores para formar leitores. 2015. 207f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2015.
REBOUÇAS, N. P.; MENEZES, D. A. Impressões sobre o ensino de literatura: uma pesquisa de estágio. Revista Signo, v. 37, n. 63, p. 225-245, jul/dez. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2963.>. Acesso em: 13 nov. 2020.
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 246f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2018.
SOUZA, A. P. G. de.; OLIVEIRA, R. M. M. A. de. Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática. Educação E Pesquisa, v. 39, n. 4, p. 859-874. out/dez. 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000020.>. Acesso em: 13 nov. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pós-graduação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.