Apropriação da linguagem escrita

Estudo sobre a intervenção pedagógica no desenvolvimento iminente de crianças da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.23586

Palavras-chave:

escrita; perspectiva histórico cultural; intervenção pedagógica

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa que teve por objetivo investigar as fases da aquisição da escrita e o desenvolvimento iminente de crianças da educação infantil entre 03 e 04 anos de idade. Para tanto, adotou-se os moldes da pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa teórico bibliográfica, com base na Teoria Histórico Cultural, bem como pesquisa de campo. Quanto à forma de coleta de dados, a população do estudo foi composta por crianças de 03 a 04 anos de um Centro de Educação Infantil, na rede municipal de uma cidade do sul do estado do Paraná.  O instrumento de coleta de dados empíricos do estudo foi a partir de intervenções pedagógicas, oferecendo propostas de leituras, acompanhadas de atividades relacionadas as mesmas, as quais foram analisadas posteriormente para discussão. Verificou-se que a contribuição da intervenção pedagógica aliada a um pressuposto teórico, para além do pragmatismo, é imprescindível para a sustentação da prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Danielle Camargo, Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR

Graduada em Pedagogia

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR

Doutora em Educação

 

Referências

BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo. PAIM, Marilane Maria Wolff. O processo de aquisi-ção da escrita pela criança: dialogando com Alexander Romanovich Luria. Educere, 2015. Sítio eletrônico disponível em: https://www.academia.edu/77965852/O_Processo_De_Aquisi%C3%A7%C3%A3o_Da_Escrita_Pela_Crian%C3%A7a_Dialogando_Com_Alexander_Romanovich_Luria Acesso em 25 mar. 2019.

CEREZUELA, Cristina. MORI, Nerli Nonato Ribeiro. A educação escolar e a Teoria Histórico-Cultural. Educere, 2015. Sítio eletrônico disponível em: https://docplayer.com.br/42682112-A-educacao-escolar-e-a-teoria-historico-cultural.html Acesso em 10 jun. 2019.

Camargo, T. D., & Zanlorenzi, C. M. P. (2019). APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRI-TA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ATUAR NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(4).

LURIA, Alexander Romanovich. O Desenvolvimento da. Escrita na Criança In. VIGOTSKI, Lev Semenovich. LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.

MENDES, Angelita. Implicações da cultura grafocêntrica na apropriação da escrita e da leitura em dois diferentes contextos. 2009. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MARTINS, Lígia Márcia. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. As perspectivas construtivistas e histórico crítica sobre ao desenvolvimento da escrita. Campinas, Autores Associados, 2015.

Downloads

Publicado

26.12.2023

Como Citar

CAMARGO, Thais Danielle; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. Apropriação da linguagem escrita: Estudo sobre a intervenção pedagógica no desenvolvimento iminente de crianças da educação infantil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 227–240, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n2.23586. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/23586. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos