Appropriation of written language
A study on pedagogical intervention in the development of children in early childhood education
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.23586Keywords:
writing; historical and cultural perspective; pedagogical interventionAbstract
The present work has the phases of a research that aimed to investigate how the development of the acquisition of early childhood education between 03 and 04 years of age. For that, bibliographic research, based on the Cultural Historical Theory, as well as bibliographic field research. As for the form of data collection, the study population consisted of children aged 3 to 4 years, in a Child Education Center in the municipal network of a city in the south of the state of Paraná. The study's empirical data collection instrument was based on pedagogical interventions, offering reading proposals, together with the respective questions as they were, later for discussion. Was verified that the contribution of pedagogical intervention allied to a theoretical foundation in addition to pragma, is fundamental for the support of pedagogical practice.
Downloads
References
BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo. PAIM, Marilane Maria Wolff. O processo de aquisi-ção da escrita pela criança: dialogando com Alexander Romanovich Luria. Educere, 2015. Sítio eletrônico disponível em: https://www.academia.edu/77965852/O_Processo_De_Aquisi%C3%A7%C3%A3o_Da_Escrita_Pela_Crian%C3%A7a_Dialogando_Com_Alexander_Romanovich_Luria Acesso em 25 mar. 2019.
CEREZUELA, Cristina. MORI, Nerli Nonato Ribeiro. A educação escolar e a Teoria Histórico-Cultural. Educere, 2015. Sítio eletrônico disponível em: https://docplayer.com.br/42682112-A-educacao-escolar-e-a-teoria-historico-cultural.html Acesso em 10 jun. 2019.
Camargo, T. D., & Zanlorenzi, C. M. P. (2019). APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRI-TA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ATUAR NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais Simpósio De Pesquisa E Seminário De Iniciação Científica, 1(4).
LURIA, Alexander Romanovich. O Desenvolvimento da. Escrita na Criança In. VIGOTSKI, Lev Semenovich. LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.
MENDES, Angelita. Implicações da cultura grafocêntrica na apropriação da escrita e da leitura em dois diferentes contextos. 2009. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MARTINS, Lígia Márcia. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. As perspectivas construtivistas e histórico crítica sobre ao desenvolvimento da escrita. Campinas, Autores Associados, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pós-graduação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).