Apropriação da linguagem escrita
Estudo sobre a intervenção pedagógica no desenvolvimento iminente de crianças da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.23586Palavras-chave:
escrita; perspectiva histórico cultural; intervenção pedagógicaResumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa que teve por objetivo investigar as fases da aquisição da escrita e o desenvolvimento iminente de crianças da educação infantil entre 03 e 04 anos de idade. Para tanto, adotou-se os moldes da pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa teórico bibliográfica, com base na Teoria Histórico Cultural, bem como pesquisa de campo. Quanto à forma de coleta de dados, a população do estudo foi composta por crianças de 03 a 04 anos de um Centro de Educação Infantil, na rede municipal de uma cidade do sul do estado do Paraná. O instrumento de coleta de dados empíricos do estudo foi a partir de intervenções pedagógicas, oferecendo propostas de leituras, acompanhadas de atividades relacionadas as mesmas, as quais foram analisadas posteriormente para discussão. Verificou-se que a contribuição da intervenção pedagógica aliada a um pressuposto teórico, para além do pragmatismo, é imprescindível para a sustentação da prática pedagógica.
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