Classes integrais do colégio estadual do Paraná
o ensino da língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.24003Palavras-chave:
classes integrais; Colégio Estadual do Paraná; ensino de inglêsResumo
Este artigo, cujo conteúdo é parte de uma dissertação de mestrado, expõe o resultado de uma pesquisa documental acerca do ensino de língua inglesa nas Classes Integrais – uma proposta de ensino diferenciada para o ensino secundário do Colégio Estadual do Paraná, na década de 1960. Por se tratar de uma época intensa histórica e politicamente, torna-se interessante observar como se estruturava o ensino dessa língua. Assim, nessa pesquisa, analisamos o ensino de línguas nos seguintes aspectos: quais línguas eram ofertadas, quais os conteúdos trabalhados e de que forma se dava o ensino; atentando para o movimento de propensão da língua inglesa em detrimento de outras. Para tanto, esta análise histórica tem como fonte não só a pesquisa bibliográfica, mas também os relatórios oficiais dos professores do Colégio em questão.
Downloads
Referências
BOCCA, S; CORRÊA, R. L. T. Língua inglesa nas Classes Integrais nos anos 1960: um estudo no Colé-gio Estadual do Paraná. In: Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-17, e135, 2022. Dispo-nível em: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-135
BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 10 de julho de 2018.
CHAVES JUNIOR, S R. As inovações pedagógicas do Ensino Secundário brasileiro nos anos 1950/1960: apontamentos sobre as classes integrais do Colégio Estadual do Paraná. In: Cadernos de História da Educação, v.15, n.2, p. 520-539, maio-ago. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-4
CHAVES JUNIOR, S R. A inspiração nos trabalhos dos grandes centros de estudos pedagógicos: considerações sobre as classes integrais do Colégio Estadual do Paraná (1960-1967). História da educação, v. 22, p. 81-100, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-3459/80457
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhar-do. 2.ed. Difel, p.13-28, 2002.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Edu-cação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990. Disponível: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf
COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (CEP). Relatório anual. Classes Integrais. Curitiba. 1961-1966. Acervo do Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná.
DALLABRIDA, N. Circuitos e usos de modelos pedagógicos renovadores no ensino secundário brasileiro na década de 1950. Hist. Educ., Santa Maria, v. 22, n. 55, p. 101-115, ago. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/80587
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO do Colégio Estadual do Paraná. 2017. Disponível em: http://www.cep.pr.gov.br/arquivos/File/2018/Divisao_Educacional/PPP_2017_FINAL_MARCO2018.pdf Acesso em: 20 de julho de 2018.
STRAUBE, E C. Do Licêo de Coritiba ao Colégio Estadual do Paraná 1846-1993. Curitiba, PR: Fundepar.1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pós-graduação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 111
- PDF 76