Principais tendências das pesquisas sobre desafios relacionados à formação continuada de professores de Biologia no período de 2015 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.24417

Palavras-chave:

educação; formação docente; desafios

Resumo

A formação continuada é um processo permeado por desafios. Assim, a presente pesquisa bibliográfica-qualitativa visa mapear tais desafios, descritos nos estudos do Banco Digital das Teses e Dissertações no período de 2015 a 2020. O aporte teórico utilizado foi Bardin (2016) e Bogdan e Bliken (1994). Foram encontrados os seguintes desafios: déficit de formação continuada específica; professores desatualizados; falta de recursos didáticos, estruturais e de transporte docente; formações continuadas excludentes dos professores temporários; além de professores com desejo de participarem de mais formações. Diante dos textos analisados, consideramos que a falta de formação continuada específica acarreta a maioria dos demais problemas, e requerer a adequação da carga horária de trabalho, investimentos em cursos para os formadores, mudanças políticas e investimentos governamentais para uma possível solução.

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Biografia do Autor

Lara Cristina Sanca Ferretti de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia

 

Márcia Mendes de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará- UFPA

 

Nilton Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Doutora em Educação – UNESP/ Marília

 

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Publicado

28.06.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Lara Cristina Sanca Ferretti de; LIMA, Márcia Mendes de; SILVA, Nilton Alves da. Principais tendências das pesquisas sobre desafios relacionados à formação continuada de professores de Biologia no período de 2015 a 2020. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 70–82, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n1.24417. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/24417. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos