Modelo de autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023): uma abordagem multidimensional para aprimorar programas de pós-graduação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.25782

Palavras-chave:

avaliação educacional; autoavaliação; stricto sensu; mestrado profissional

Resumo

O presente artigo apresenta um Modelo de Autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023) que vem sendo implementado, desde 2017, em um Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP). Tal modelo se pauta no reconhecimento da autoavaliação como campo social complexo, no qual se observam a convivência entre pessoas, os valores, as práticas e as políticas próprias que afetam diretamente a vida de um PPGP. Nesse sentido, é uma proposta de ação multidimensional organizada em 4 fases: diagnóstica, processual, somativa e de impacto. Para o referencial teórico, o estudo pautou-se em Dias Sobrinho (1995), Cury (2004), Cavalcanti e Guerra (2020), Guba & Lincoln (2011) e Ferreira (2019) entre outros. Os resultados apontam que o MODAV-MP 2020/2023 constitui uma proposta de autoavaliação, que viabiliza, intencionalmente, a coleta e análise de informações que podem apoiar os gestores do PPGP nos encaminhamentos de tomada de decisões.

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Biografia do Autor

Júlio César Pereira, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Mestre em Educação

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Doutora em Educação

 

Leticia Maria Mota de Moraes, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Mestre em Formação de Gestores Educacionais

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Publicado

23.12.2024

Como Citar

PEREIRA, Júlio César; FERREIRA, Sandra Lúcia; MORAES, Leticia Maria Mota de. Modelo de autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023): uma abordagem multidimensional para aprimorar programas de pós-graduação profissional. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 207–219, 2024. DOI: 10.5585/cpg.v23n2.25782. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/25782. Acesso em: 18 jan. 2025.

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