Modelo de autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023): uma abordagem multidimensional para aprimorar programas de pós-graduação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.25782Palavras-chave:
avaliação educacional; autoavaliação; stricto sensu; mestrado profissionalResumo
O presente artigo apresenta um Modelo de Autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023) que vem sendo implementado, desde 2017, em um Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP). Tal modelo se pauta no reconhecimento da autoavaliação como campo social complexo, no qual se observam a convivência entre pessoas, os valores, as práticas e as políticas próprias que afetam diretamente a vida de um PPGP. Nesse sentido, é uma proposta de ação multidimensional organizada em 4 fases: diagnóstica, processual, somativa e de impacto. Para o referencial teórico, o estudo pautou-se em Dias Sobrinho (1995), Cury (2004), Cavalcanti e Guerra (2020), Guba & Lincoln (2011) e Ferreira (2019) entre outros. Os resultados apontam que o MODAV-MP 2020/2023 constitui uma proposta de autoavaliação, que viabiliza, intencionalmente, a coleta e análise de informações que podem apoiar os gestores do PPGP nos encaminhamentos de tomada de decisões.
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