Modelo de autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023): uma abordagem multidimensional para aprimorar programas de pós-graduação profissional
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.25782Mots-clés :
avaliação educacional; autoavaliação; stricto sensu; mestrado profissionalRésumé
O presente artigo apresenta um Modelo de Autoavaliação (MODAV-MP 2020/2023) que vem sendo implementado, desde 2017, em um Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP). Tal modelo se pauta no reconhecimento da autoavaliação como campo social complexo, no qual se observam a convivência entre pessoas, os valores, as práticas e as políticas próprias que afetam diretamente a vida de um PPGP. Nesse sentido, é uma proposta de ação multidimensional organizada em 4 fases: diagnóstica, processual, somativa e de impacto. Para o referencial teórico, o estudo pautou-se em Dias Sobrinho (1995), Cury (2004), Cavalcanti e Guerra (2020), Guba & Lincoln (2011) e Ferreira (2019) entre outros. Os resultados apontam que o MODAV-MP 2020/2023 constitui uma proposta de autoavaliação, que viabiliza, intencionalmente, a coleta e análise de informações que podem apoiar os gestores do PPGP nos encaminhamentos de tomada de decisões.
Téléchargements
Références
A. JUNIOR, A. et al. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 30, p. 162-173, Dec. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300014&lng=en&nrm=iso. Acesso em 29 nov. 2023.
BRASIL. Decreto nº 29.741, de 11 de julho de 1951. Institui uma comissão para promover a Cam-panha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior. Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 27 nov. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 080, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2183/portaria-capes-n-80 Acesso em: 27 nov. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 28 dez. 2009. Dis-ponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf Acesso em: 27 nov. 2023
CAVALCANTI, L. M. R. e GUERRA, M. G. G. V. Avaliação da educação superior no Brasil: das primeiras regulações até o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). João Pessoa: Editora UFPB, 2020. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/240 Acesso 29 nov. 2023.
CURY, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 777-793, out. 2004.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior, regulação e emancipação. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. I. (Org.). Avaliação e compromisso público. Florianópolis: Insular, p. 35-52. 2003.
FIGUEIREDO, C.; LEITE, C.; FERNANDES, P. Uma tipologia para a compreensão da ava-liação de escolas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230018, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230018. Acesso em: 02 de ago. De 2023.
GAMA, M. E. R. e SANTOS, J. T. Gestão na educação superior e as avaliações de suas práticas. Avali-ação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2020, v. 25, n. 02. pp. 458-476. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200012. Acesso em 4 de nov. de 2023.
GOUVÊA, F. e MENDONÇA, A. W. P. C. A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionali-zação da Pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 111-132, jan/jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x Acesso 20 nov. 2023.
GREGO, S. M. D. et al. A Construção do processo democrático de autoavaliação institucional na UNESP. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2007, v. 12, n. 2 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005 . Acesso em jul. de 2023.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de Quarta Geração. Tradução Beth Honorato. Campi-nas: Editora da Unicamp, 2011.
LEITE, D. et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CA-PES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2020, v. 25, n. 02. Acesso em 29 nov. 2023, pp. 339-353. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200006. Epub 07 Set 2020. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200006.
RISTOFF, D. I. Definições de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, SP, ano 8, n. 2, jun., 2003. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1220/1210 Acesso em 28 set. 2023.
SORDI, M. R. L.; FREITAS, L. C. Responsabilização participativa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 87-99, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Aces-so em 3 de ago. de 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Júlio César Pereira, Sandra Lúcia Ferreira, Leticia Maria Mota de Moraes 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
- Résumé 99
- PDF (Português (Brasil)) 26