Banco Mundial e educação neoliberal: análise do relatório “Educação: Um tesouro a descobrir” (Brasil, 2010)
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26583Palavras-chave:
Banco Mundial, neoliberalismo, educação, UnescoResumo
A partir da análise do relatório Educação: Um tesouro a descobrir (Delors, 1990), este artigo problematiza a forma como o Banco Mundial (BM) influencia na implementação e regulação das políticas educacionais no Brasil. O relatório produzido pela comissão coordenada por Jacques Delords afirma, sob o ponto de vista ideológico, a lógica sociometabólica do capital, e, com isso, este documento simboliza o marco conceitual central do século XXI ao lançar as bases teóricas que seriam os fundamentos do modelo de educação apoiado pelos órgãos internacionais. Com isso, a educação passa a ser vista como parte de uma agenda global e é percebida por sua funcionalidade em forjar uma geração de trabalhadores ajustados ao contexto da reestruturação produtiva. As reflexões propostas direcionam-se à crítica ao modelo de escola neoliberal, reprodutivista, desigual e não emancipatória.
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