As pesquisas sobre Fies, Reuni e Prouni registradas no banco de teses da Capes: discutindo o financiamento da educação superior no Brasil

Celia Maria Haas, Rosangela da Silva Pardo

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar a revisão de literatura sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni) e os programas de financiamento para educação superior no Brasil, quais sejam, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no intuito de conhecer o que se tem discutido acerca do tema financiamento para educação superior ao longo dos últimos anos no Brasil. Os resultados indicam que os referidos programas enfrentam contradições e dividem a opinião dos pesquisadores. A primeira abordagem identificada discute eventuais contribuições dos programas para ampliação do acesso à educação superior, bem como a democratização dessa modalidade de ensino, e a outra abordagem agrupa argumentos críticos e busca evidenciar o movimento de privatização e mercantilização da educação superior no Brasil, induzida por programas governamentais.


Palavras-chave


Programas de financiamento. Educação superior. PROUNI.



DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6781

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