As pesquisas sobre Fies, Reuni e Prouni registradas no banco de teses da Capes: discutindo o financiamento da educação superior no Brasil

Auteurs

  • Celia Maria Haas Unicid
  • Rosangela da Silva Pardo Universidade Nove de Julho

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6781

Mots-clés :

Programas de financiamento. Educação superior. PROUNI.

Résumé

Este artigo tem o objetivo de apresentar a revisão de literatura sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni) e os programas de financiamento para educação superior no Brasil, quais sejam, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no intuito de conhecer o que se tem discutido acerca do tema financiamento para educação superior ao longo dos últimos anos no Brasil. Os resultados indicam que os referidos programas enfrentam contradições e dividem a opinião dos pesquisadores. A primeira abordagem identificada discute eventuais contribuições dos programas para ampliação do acesso à educação superior, bem como a democratização dessa modalidade de ensino, e a outra abordagem agrupa argumentos críticos e busca evidenciar o movimento de privatização e mercantilização da educação superior no Brasil, induzida por programas governamentais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Celia Maria Haas, Unicid

Professora Doutora pela PUC atua no Programa demestrado em educação na Unicid.

Rosangela da Silva Pardo, Universidade Nove de Julho

Mestre em educação Unicid e professorana diretoria de exatas na Uninove.

Publiée

2016-11-01

Comment citer

HAAS, Celia Maria; PARDO, Rosangela da Silva. As pesquisas sobre Fies, Reuni e Prouni registradas no banco de teses da Capes: discutindo o financiamento da educação superior no Brasil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 23–50, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.6781. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/6781. Acesso em: 8 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos