Aprendizagem baseada em projeto: metodologia ativa no ensino da Administração

Sandra Stöckli Arantes, Miguel Arantes Normanha Filho

Resumo


A gênese do artigo parte do vivenciar e registrar as experiências educativas durante um ano, com aplicação de metodologia ativa, em duas unidades curriculares identificadas como projetos integradores de um curso de Administração, referentes à elaboração de planos de negócio no 5º semestre letivo e apresentação pública do negócio em Feira de Negócios no 6º semestre letivo. O objetivo do artigo foi definido como: vivenciar e registrar as experiências educativas com aplicação das metodologias ativas na elaboração de projetos integradores para construções de planos de negócio e suas aplicações, com demonstração pública. Observaram-se, nas elaborações dos planos de negócio, nos planejamentos e nas apresentações no âmbito da Feira de Negócios, o transcender dos conhecimentos acadêmicos na busca de sustentação teórica para as soluções práticas encontradas e constatou-se, assim, o Cadernos de pós-graduação ISSN 2525-3514 52 alcance de atitudes que traduziram o conhecimento e prática dos participantes dos grupos na solução de problemas, revelando-se serem experiências educativas inovadoras.


Palavras-chave


Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em projeto. Competências.



DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6820

Direitos autorais



Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional