Aprendizagem baseada em projeto: metodologia ativa no ensino da Administração

Auteurs

  • Sandra Stöckli Arantes Centro Universitário de Várzea Grande
  • Miguel Arantes Normanha Filho Centro Universitário de Várzea Grande

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6820

Mots-clés :

Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em projeto. Competências.

Résumé

A gênese do artigo parte do vivenciar e registrar as experiências educativas durante um ano, com aplicação de metodologia ativa, em duas unidades curriculares identificadas como projetos integradores de um curso de Administração, referentes à elaboração de planos de negócio no 5º semestre letivo e apresentação pública do negócio em Feira de Negócios no 6º semestre letivo. O objetivo do artigo foi definido como: vivenciar e registrar as experiências educativas com aplicação das metodologias ativas na elaboração de projetos integradores para construções de planos de negócio e suas aplicações, com demonstração pública. Observaram-se, nas elaborações dos planos de negócio, nos planejamentos e nas apresentações no âmbito da Feira de Negócios, o transcender dos conhecimentos acadêmicos na busca de sustentação teórica para as soluções práticas encontradas e constatou-se, assim, o Cadernos de pós-graduação ISSN 2525-3514 52 alcance de atitudes que traduziram o conhecimento e prática dos participantes dos grupos na solução de problemas, revelando-se serem experiências educativas inovadoras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Stöckli Arantes, Centro Universitário de Várzea Grande

Mestranda em Educação pela UFMT.Coordenadora de Tutoria EaD e Professora do Centro.Universitário de Várzea Grande – UNIVAG - Mato Grosso.

Miguel Arantes Normanha Filho, Centro Universitário de Várzea Grande

Mestre em Administração.

Mestre em Gerontologia pela PUC-SP.

Coordenador do Curso de Administração e Professor do

Centro Universitário de Várzea Grande.

Publiée

2016-11-01

Comment citer

ARANTES, Sandra Stöckli; NORMANHA FILHO, Miguel Arantes. Aprendizagem baseada em projeto: metodologia ativa no ensino da Administração. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 51–74, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.6820. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/6820. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos