Reinventando Paulo Freire na educação de jovens e adultos surdos: um relato de experiência

Autores

  • Viviane Marques Miranda Universidade Nove de Julho
  • Dario Leite Resende Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Climéria dos Santos Cordeiro Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7456

Palavras-chave:

Surdez. Racialidade. Paulo Freire

Resumo

Em virtude da parcimônia de trabalhos pedagógicos calcados em uma perspectiva étnico-racial (Lei nº 10.639/03) na educação de jovens e adultos de uma escola bilíngue para surdos, na cidade de São Paulo, desenvolveu-se uma experiência pedagógica pautada na promoção e na valorização da diversidade étnico-racial; em articulação com a temática da surdez, dada a constituição bilíngue da Unidade Escolar (Decreto Municipal nº 52.785/11). Participaram do projeto três turmas de Ensino Fundamental II do período noturno (8ºE, 9ºC e 9ºD, no total de 22 educandos).  Em uma perspectiva freiriana, realizaram-se ações pedagógicas interdisciplinares empenhadas em garantir uma diversidade epistemológica não-hegemônica com ênfase para as categorias racialidade e surdez. A sensibilização inicial apoiou-se no filme “Estrelas Além do Tempo” (2016). O tempo de duração foi de um bimestre e envolveu as disciplinas de Ciências, Matemática, Português e LIBRAS. Os resultados revelaram as baixas expectativas profissionais e escolares que os educandos mantêm. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Marques Miranda, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Educação pela Uninove, professora de língua portuguesa e LIBRAS na Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Dario Leite Resende, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor de Matemática na Rede Municipal de Educação de São Paulo.

 


Climéria dos Santos Cordeiro, Centro Universitário São Camilo

Professora de Ciências na Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Downloads

Publicado

28.06.2017

Como Citar

MIRANDA, Viviane Marques; RESENDE, Dario Leite; CORDEIRO, Climéria dos Santos. Reinventando Paulo Freire na educação de jovens e adultos surdos: um relato de experiência. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 136–162, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7456. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7456. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica