Formação do Pedagogo e gestão escolar: um estudo exploratório

Luana Monteiro Maciel, Lucilene Schunck Costa Pisanechi, Rosemary Roggero

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo compreender os elementos presentes na formação do pedagogo que contribuem para a atuação desse profissional na direção escolar. Analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (DCNP) e escutamos a opinião de profissionais formados que, hoje, atuam em escolas básicas em relação às contribuições do referido curso no exercício da sua profissão. Por se tratar de uma pesquisa exploratória vinculada às atividades de iniciação científica, optamos por uma metodologia de natureza qualitativa que tem como alicerces o levantamento bibliográfico-documental associado a entrevistas realizadas com três diretoras de escola da cidade de São Paulo. A investigação nos mostrou que a amplitude de propósitos do curso de Pedagogia e a quantidade reduzida das disciplinas voltadas para a formação profissional do gestor contribuem muito pouco para a atuação desses educadores na condução do seu ofício.

 


Palavras-chave


Diretor escolar, Formação do Pedagogo; Gestão de Pessoas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7565

Direitos autorais



Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional