Formação do Pedagogo e gestão escolar: um estudo exploratório

Autores

  • Luana Monteiro Maciel Universidade Nove de Julho
  • Lucilene Schunck Costa Pisanechi Universidade Nove de Julho
  • Rosemary Roggero Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7565

Palavras-chave:

Diretor escolar, Formação do Pedagogo, Gestão de Pessoas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os elementos presentes na formação do pedagogo que contribuem para a atuação desse profissional na direção escolar. Analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (DCNP) e escutamos a opinião de profissionais formados que, hoje, atuam em escolas básicas em relação às contribuições do referido curso no exercício da sua profissão. Por se tratar de uma pesquisa exploratória vinculada às atividades de iniciação científica, optamos por uma metodologia de natureza qualitativa que tem como alicerces o levantamento bibliográfico-documental associado a entrevistas realizadas com três diretoras de escola da cidade de São Paulo. A investigação nos mostrou que a amplitude de propósitos do curso de Pedagogia e a quantidade reduzida das disciplinas voltadas para a formação profissional do gestor contribuem muito pouco para a atuação desses educadores na condução do seu ofício.

 

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Biografia do Autor

Luana Monteiro Maciel, Universidade Nove de Julho

Aluna de graduação do curso de Pedagogia 

Lucilene Schunck Costa Pisanechi, Universidade Nove de Julho

Licenciada em História pela FFLCH-USP, mestre em educação pela FE-USP e doutoranda do PPGE na linha de Políticas Educacionais da Uninove

Rosemary Roggero, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação e professora do PPGE- Políticas Educacionais da Universidade Nove de Julho

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Publicado

12.09.2017

Como Citar

MACIEL, Luana Monteiro; PISANECHI, Lucilene Schunck Costa; ROGGERO, Rosemary. Formação do Pedagogo e gestão escolar: um estudo exploratório. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 230–249, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7565. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7565. Acesso em: 15 dez. 2024.