As políticas públicas de incentivo à leitura de crianças cegas e surdas

Autores

  • Tatiana de Andrade Fulas Pontifica Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7677

Palavras-chave:

Educação Especial, Livro Acessível, Biblioteca Escolar

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das políticas públicas na perspectiva da Educação Especial em prol da acessibilidade de leitura de cegos e surdos. Por meio de levantamento documental e bibliográfico, identifica as leis, decretos e resoluções a respeito dos materiais didáticos acessíveis; descreve as ações dos programas federais de compras de livros – Programa Nacional do Livro Didático ¬– PNLD e Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE – a respeito da aquisição de obras em braille, caractere ampliado, audiolivro e Língua Brasileira de Sinais (Libras); e identifica, por meio de estudos estatísticos, o impacto da alfabetização e do acesso à cultua letrada na educação das pessoas com deficiência. Os resultados revelam que, além da pequena quantidade de livros acessíveis adquiridos para a biblioteca escolar, a temática das obras selecionadas restringe-se, em sua maioria, à questão da deficiência e da inclusão, mostrando a pouca diversidade de temas e gêneros literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Andrade Fulas, Pontifica Universidade Católica de São Paulo

Tatiana de Andrade Fulas é doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  É mestre pelo mesmo programa, integrando o Grupo de Pesquisa A educação dos sentidos na escola contemporânea brasileira (séculos XIX-XX): projetos, práticas, materialidades, sob coordenação do prof. dr. Kazumi Munakata (PUC/SP). Atua como editora de literatura infantil e juvenil. Na área da educação tem realizado pesquisas sobre os seguintes temas: educação especial, políticas públicas educacionais, inclusão escolar, deficiência auditiva, deficiência visual, livro acessível, educação do sentidos.

Downloads

Publicado

11.09.2017

Como Citar

FULAS, Tatiana de Andrade. As políticas públicas de incentivo à leitura de crianças cegas e surdas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 170–190, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7677. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7677. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo