The public policies to encourage the reading of blind and deaf children
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7677Keywords:
Special education, accessible book, school library.Abstract
This article presents an analysis of the public policies about Special Education in favor of the accessibility of blind and deaf for reading. Through a documentary and bibliographical survey, it identifies the laws, decrees and resolutions regarding accessible didactic materials; describes the actions of the federal programs of book purchases – Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) and Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – regarding the acquisition of works in braille, amplified character, audiobook and Brazilian Sign Language (BSL); and identifies, through statistical studies, the impact of literacy and access to literate culture in the education of people with disabilities. The results shows that, in addition to the small number of accessible books acquired for the school library, the theme of the selected works is mostly confined to the issue of disability and inclusion, showing little diversity of themes and literary genres.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).