A educação escolar do indígena brasileiro

Autores

  • Claudinei de Aro Poço Universidade Nove de Julho
  • Elaine Teresinha Dal Mas Dias Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8416

Palavras-chave:

Educação escolar indígena. Discriminação. Invisibilidade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os impasses que ainda existem quanto à formação de escolas específicas para os povos indígenas do Brasil. A Constituição de 1988, a LDB de 1996 e, por último, a promulgação da Lei nº 11.645 garantem a preservação de conhecimentos dessas populações no sentido de preservar seus costumes e reconhecê-las como grupos étnicos. Entretanto, na contemporaneidade, a imagem do indígena continua a ser ilustrada nos livros didáticos de História do Brasil de escolas regulares, privadas e públicas, de maneira distorcida e estereotipada, o que contribui para a manutenção da discriminação, do preconceito e da invisibilidade. Essas comunidades lutam por espaço na sociedade brasileira e pedem que sejam respeitadas suas formas de ensino e características étnicas.

 

 

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Biografia do Autor

Claudinei de Aro Poço, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade Nove de Julho de São Paulo (USP). 

Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove).

 

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Publicado

23.05.2018

Como Citar

POÇO, Claudinei de Aro; DAL MAS DIAS, Elaine Teresinha. A educação escolar do indígena brasileiro. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 33–53, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8416. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8416. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira