A formação docente continuada para as relações étnico-raciais no Rio de Janeiro: a experiência do programa de estudo sobre o negro na sociedade brasileira (PENESB/UFF)

Autores

  • Vitor Leandro de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Tiago Dionísio da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Tatiane Pacheco de Mattos Municipal de Mesquita e Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8456

Palavras-chave:

Formação Continuada. Relações Étnico-Raciais. PENESB/UFF.

Resumo

Após 15 anos da aprovação da Lei nº 10.639/2003, sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, percebemos inúmeros entraves para sua implantação dentre eles a formação docente. Neste texto refletimos sobre os marcos legais que tangem a formação continuada, desaguando posteriormente na Educação das Relações Étnico-Raciais e, por fim, nas experiências teórico-metodológica do curso de especialização em Educação e Relações Raciais do PENESB/UFF. Tal experiência se mostra original e dife-renciada frente aos demais cursos existentes no estado do Rio de Janeiro, pois além de ter como objetivo central a intervenção e transformação da realidade a partir do chão da sala de aula, também leva em consideração os fatores que impedem aos professores da Educa-ção Básica investirem em seus estudos.

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Biografia do Autor

Vitor Leandro de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do Colégio Stella Maris. Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Tiago Dionísio da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Formador da área de Ciências Humanas da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Tatiane Pacheco de Mattos, Municipal de Mesquita e Estadual do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora das Redes Municipal de Mesquita e Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

DE SOUZA, Vitor Leandro; DA SILVA, Tiago Dionísio; DE MATTOS, Tatiane Pacheco. A formação docente continuada para as relações étnico-raciais no Rio de Janeiro: a experiência do programa de estudo sobre o negro na sociedade brasileira (PENESB/UFF). Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 75–97, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8456. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8456. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC