Discussões violências e racismo a partir de uma proposta de educação libertadora com crianças e adolescentes na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.8843

Palavras-chave:

Violências, Escolas, Decolonialidade, Colonialidades

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com e por estudantes pertencentes ao projeto “Hashtag fora Bullying”. Esse projeto nasceu de uma intervenção pedagógica com estudantes participantes do Programa Mais Educação de uma Escola Estadual localizada na Região Metropolitana da Grande Florianópolis/SC. A partir da análise dos questionários aplicados com 215 crianças/adolescentes, materializamos os dados encontrados em gráfi-cos que traçam que corpos são afetados pelo fenômeno Bullying dentro da escola. Refleti-mos, embasados nos em estudos decoloniais, a supressão do conceito de violência a partir da importação do termo “Bullying” para a escola. Como resultados encontramos alto índi-ce de crianças, principalmente meninas negras, vítimas de violências dentro da escola; o fenômeno “Bullying” aparece como uma importação conceitual que oculta as motivações das ações violentas. Por fim, trouxemos para compor as discussões: SANTOS (2010), PASSOS (2014), CRENSHAW (2002), SCHUCMAN (2012), CANDAU (2007), FREIRE (2006;1983), RAMOS (1957) e QUIJANO (2010).

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Biografia do Autor

Pamela Cristina Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga. Mestranda Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

24.06.2019

Como Citar

SANTOS, Pamela Cristina. Discussões violências e racismo a partir de uma proposta de educação libertadora com crianças e adolescentes na escola. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 148–163, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.8843. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8843. Acesso em: 7 set. 2024.