A Lei 10.639/03 e o PNE 2014-2024 - para ressignificar as relações étnicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.10569

Keywords:

Ressignificar. Fala. Incômodo. Educação. Filosofia.

Abstract

Este texto objetiva apresentar outra demanda para a efetivação e o avanço da Lei 10.639/03. A pesquisa-estudo, que se desenvolve, enfrenta esse incômodo: Conhecer a história e a cultura, promove outra postura frente a população negra? O enfrentamento do problema, do ponto de vista teórico, é o de identificar como a população negra é acolhida no espaço escolar referenciada pelas metas da educação, PNE 2014-2024. Do ponto de vista prático, o conhecimento transita no “exercício da fala”, promovendo a “reflexão filosófica”. Ainda não há indicadores a serem apresentados, mas é forte o indicativo de que o conhecimento precisa ser ressignificado para ganhar vida, mudando posturas. O entendimento que vem sendo construído é que sem a ressignificação do ato de educar e dos pressupostos que permeiam a educação, a população negra não será contemplada a contento, inviabilizando o espírito da Lei.

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Author Biography

Jorge Alves Oliveira, E.E. Dr.Alfredo Reis Viegas

Doutor em Filosofia da Educação - Uninove 

Professor de Filosofia Ensino Médio

Autor de livros:

Um esboço de Escola Pública nas Páginas de Jornal e Amantes do Futebol e da Música - uma introdução à questão afro brasileira

Published

2019-12-19

How to Cite

OLIVEIRA, Jorge Alves. A Lei 10.639/03 e o PNE 2014-2024 - para ressignificar as relações étnicas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 108–121, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.10569. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10569. Acesso em: 19 dec. 2024.