Relações de Identidade Docente: teares e diálogos entre professores e formadores em seus percursos e espaços formativos
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13461Abstract
Este artigo tem a finalidade de discutir as práticas pedagógicas dos professores da Rede Municipal de Ensino, a partir das relevantes experiências profissionais que traduzem os nossos momentos, olhares e percepções referentes à nossa atuação como formadoras/capacitadoras destes profissionais. Traremos para o debate o “lócus” da formação em serviço e sua relação com o “lócus” da atuação docente, espaço onde as práticas docentes acontecem. Nosso objetivo é traduzir a qualidade das formações em serviço – que são formações institucionais -, através do nosso papel, da nossa atuação. O nosso estudo abordará estes espaços de formação, suas instituições locais e os processos instituintes, de autoria e autoridade que acontecem. As tensões, os avanços e retrocessos que cotidianamente se sucedem. Este esboço atravessará as diferentes concepções de aprendizagem, filosofias e abordagens teóricas circundantes na atualidade e que são representativas do corpo profissional. Essa discussão se faz necessária quando falamos de formação em serviço.
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