Temporary hiring of teachers in basic education under the influence of neoliberalism

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27642

Keywords:

capitalismo neoliberal, Precarização, trabalho docente, contratação temporária

Abstract

The article examines the historical relationship between work and education, highlighting how industrial capitalism and, later, neoliberalism, transformed these spheres into mechanisms of subsistence and control. Originally sources of critical development, work and education have been reduced into commodities, especially affecting the education sector. The analysis focuses on the precariousness of temporary contracts for teachers in Basic Education, revealing how neoliberal flexibilization has worsened inequalities, generating uncertain working conditions, the absence of a career plan and low incomes. The study emphasizes that teacher turnover harms pedagogical continuity and student learning, also affecting teachers' subjectivity. To face this reality, the article defends a review of public policies, proposing solid investments in education to promote the comprehensive training of teachers and guarantee quality and emancipatory education, capable of reinforcing the devaluation and alienation resulting from neoliberal logic.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Author Biographies

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, MG, Brasil

Professor, Sociólogo e Historiador. Possui graduação em Ciências Sociais (UFMG), licenciatura em História (Simonsen), especialização em Ciência Política (UFF), mestrado e doutorado em Educação (Universidade Federal de Uberlândia). Realizou estágios pós-doutorais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (História Latinoamericana), e na Universidad del Magdalena - em Santa Marta, Colômbia (História Econômica). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba, onde atua como docente permanente e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica (MPET); professor permanente no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT); e nos cursos de formação de professores (Química e Ciências Biológicas). Vice-Presidente da Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (Adhilac Internacional), Presidente da Adhilac brasileira e Editor da Revista Ariadna Tucma (Buenos Aires). Líder do Grupo de Pesquisa 'Mnemosyne - Memórias, Representações Oralidades na Educação e no Ensino' (IFTM/CNPq), integra o o CEHAL/PUCSP - 'Centro de Estudos de História da América Latina da PUC-SP'; o NEH/UESPI - 'Núcleo de Estudos Hispânicos' da Universidade Estadual do Piauí; e o Grupo de Pesquisa 'Nación, Región y Relaciones Internacionales en el Caribe y America Latina' (Colciencia/UNC), da Universidad Nacional de Colombia, sede San Andrés . Desenvolve pesquisas e orientações no mestrado e no doutorado, e supervisões de pós-doutorado em Educação, processos formativos e sentidos do trabalho; Memória, Representações e História Oral; História dos Intelectuais e a Educação, História das Ideias Pedagógicas; Relações entre História e Literatura; Educação Intercultural; Ditaduras, Violência institucional, Direitos Humanos e Processos de paz; Ensino de História na América Latina - Brasil, Colômbia, Paraguai e República Dominicana. Organizador da coleção "Nuestra América", publicada pela Editora Navegando.

Michele Fuzatto de Oliveira Terra, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, MG, Brasil

É docente licenciada em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), licenciada em Matemática pelo Claretiano - Centro Universitário (2019), especialista em Educação Profissional e Tecnologia pelo Centro Universitário FAVENI (2021), pedagoga pelo Centro Universitário FAVENI (2023) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha I Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica. Tema da pesquisa: O LIVRO DIDÁTICO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise discursiva das percepções docentes nas escolas técnicas estaduais da instituição Centro Paula Souza; Orientador Professor Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Mnemosyne - Memórias, Representações e Oralidades na Educação e no Ensino (CNPq/IFTM). Atualmente cursa pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário FAVENI. Docente indeterminada no Centro Paula Souza.

References

BERNARDES, A. T. A precarização do trabalho docente na rede pública estadual paulista: possibilidades de uma análise territorial. 2019. 123 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-23072019-154906/pt-br.php.

FERREIRA, G. R. Educação: Políticas, Estrutura e Organização. Belo Horizonte: Atena Editora, 2019.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política – Livro I – O Processo de Produção do Capital. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2547757/mod_resource/content/1/MARX%2C%20Karl.%20O%20Capital.%20vol%20I.%20Boitempo..pdf.

MAZZINI, M. C. C. A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DAS PROFESSORAS

DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARÍLIA/SP. 2017. 144 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150464.

OLIVEIRA, J. H. F. Professoras e professores temporários: a precarização do trabalho docente. In: 39ª Reunião Nacional ANPEd. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5291-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, n. 34, p. 152-180, 2007. ISSN 1806-9649.

VERÍSSIMO, P. M. D. A FLEXIBILIZAÇÃO DAS FORMAS DE CONTRATO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DA BAHIA. 2020. 106 p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Cidadania), Universidade Católica do Salvador, Salvador. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/4405

Published

2025-06-30

How to Cite

BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira; TERRA, Michele Fuzatto de Oliveira. Temporary hiring of teachers in basic education under the influence of neoliberalism. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 72–81, 2025. DOI: 10.5585/2025.27642. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/27642. Acesso em: 22 aug. 2025.
Crossref
0
Scopus
0
Views
  • Abstract 80
  • PDF (Português (Brasil)) 45