Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica: Realidade ou utopia? Realidade, para os professores que aceitam inovar os paradigmas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7263Palabras clave:
Inclusão, Educação Básica, Professores, pessoas com deficiência.Resumen
A discussão em torno a inclusão escolar não é mais novidade no meio educacional. Leis, declarações e direitos foram instituídas. Cursos de formação de professores originaram-se abordando a temática da deficiência e da inclusão, no intuito de auxiliar o professor ao entendimento de como trabalhar com as pessoas com deficiência. No entanto compreende-se que para a inclusão ser efetivada, onde o aluno participe ativamente no grupo, não depende somente de reestruturações educacionais ou de formação de professores, mas sim, de como este aluno seja visto, aceito e recebido pelo professor. A inclusão não se concretiza a partir de normas, mas a partir do querer do professor. O instinto, a aptidão, a qualidade, a capacidade, bem como a disposição, são fatores que auxiliam o professor a estabelecer um novo paradigma de inclusão, onde, é possível trabalhar com as pessoas com deficiência, porque elas, como qualquer aluno apresentam limitações e capacidades.Descargas
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Publicado
2017-06-28
Cómo citar
HOEPPLER, Ladimari Toledo. Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica: Realidade ou utopia? Realidade, para os professores que aceitam inovar os paradigmas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 67–90, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7263. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7263. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica