A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: família e professores entre desafios, expectativas e possibilidades

Autores/as

  • Régia Vidal Santos Universidade Nove de Julho
  • Jason Ferreira Mafra Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7603

Palabras clave:

Transtorno do espectro autista. Inclusão escolar. Educação especial. Família. Professores.

Resumen

Este artigo objetivou analisar, sob a ótica de familiares e professores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os desafios, expectativas e possibilidades decorrentes da inclusão escolar dessas crianças em duas escolas do município de São Paulo. Para tanto, expõe dados que se configuram como resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práti-cas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), no período de 2015-2016. Trata-se de uma pesquisa que tem como referencial teórico a concepção de educação emancipadora de Paulo Freire, e na qual, com base nos pressupostos da metodologia qualitativa de caráter empírico-teórico, foram realizados estudos de caso a partir de dados levantados por meio de entrevista semiestruturada e grupo focal. Dentre os resultados obtidos, neste artigo, destacamos os avanços no trabalho pedagógico, entre contradições na realidade dessas escolas, que se veem impulsionadas, pela demanda, a atender à de-terminação legal da inclusão; ao mesmo tempo, apontamos as expectativas de mães, que vivenciam um cotidiano marcado por dificuldades, e suas preocupações relacionadas às condições da escola de atender a esse direito e sobrepujar o preconceito e a discriminação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Régia Vidal Santos, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Educação Lato Sensu da UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação da UNINOVE e diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) na mesma universidade. São Paulo, SP - Brasil

Publicado

2017-09-11

Cómo citar

SANTOS, Régia Vidal; MAFRA, Jason Ferreira. A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: família e professores entre desafios, expectativas e possibilidades. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 145–169, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n2.7603. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/7603. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo