Desafios docentes na pós-modernidade: a utilização das tecnologias midiáticas e digitais nas práticas pedagógicas
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1874Mots-clés :
Cultura digital. Cultura midiática. Pós-modernidade. Práticas pedagógicas. Sociedade livreRésumé
Nas últimas décadas observa-se o desenrolar de duas eras civilizatórias: a da comunicação midiática e da digital. Nessas eras, o papel do professor e as práticas pedagógicas adotadas para o exercício do magistério atravessam um processo profundo de transformação que tem levado o professor a buscar de novas técnicas, com o intuito de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, a sala de aula, hoje, deve proporcionar a interação entre professor e aluno com os meios digitais de comunicação, pois são os atores responsáveis pela dilatação do conhecimento. Logo, refletir sobre possíveis práticas pedagógicas nas duas últimas eras civilizatórias, em uma época caracterizada pela midiatização e digitalização da cultura com seus bombardeamentos informacionais, sobre possíveis processos de disseminação aberta do conhecimento e sobre o impacto das novas tecnologias na vida cotidiana dos jovens, adquire extrema importância.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2009-09-09
Comment citer
PETARNELLA, Leandro; DE AMORIM SOARES, Maria Lucia. Desafios docentes na pós-modernidade: a utilização das tecnologias midiáticas e digitais nas práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 93–98, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1874. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1874. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos