Inclusão escolar de pessoas com deficiência e a perspectiva da família: análise da produção acadêmica de 2009 a 2019

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DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19788

Mots-clés :

educação especial, família, escola

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas produzidas no período de 2009 a 2019 sobre a inclusão escolar da pessoa com deficiência, levando em consideração a perspectiva da família. Para isso, realizou-se um levantamento das produções de teses e dissertações no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Com base em Maturana e Cia (2015) e Bardin (2011), construiu-se uma ficha de análise das produções levantadas. Destaca-se que a maioria das pesquisas apresentaram como pressuposto o modelo social da deficiência, o que mostra um grande avanço conquistado pelas políticas de educação especial. Conclui-se que analisar as produções acadêmicas sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência que consideravam a perspectiva das famílias trouxe contribuições para entender como a temática vem sendo estudada e para criar um panorama desses estudos.

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Flávia Laryssa Gonzaga Rabelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pedagoga

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação

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Publiée

2021-06-29

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RABELO, Flávia Laryssa Gonzaga; MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Inclusão escolar de pessoas com deficiência e a perspectiva da família: análise da produção acadêmica de 2009 a 2019. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 145–162, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19788. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19788. Acesso em: 21 déc. 2024.

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