Estágio docência no período remoto: um relato de experiência durante o curso de mestrado em Física
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v23n2.26084Mots-clés :
pós-graduação, pandemia, ensino remoto, estágio docência, FísicaRésumé
O estágio docência do Programa de Pós-graduação em Física foi desenvolvido na turma de Laboratório de Física Experimental I, realizado de forma remota no período da pandemia da Covid-19. As aulas consistiram em apresentações virtuais de experimentos, discussões de conceitos científicos e resolução de problemas. A disciplina foi constituída de três unidades. Na unidade 1, trabalhou-se à teoria dos erros, abordando experimentos sobre medidas de tempo e de comprimento. Na unidade 2, trabalhou-se experimentos sobre coeficiente de elasticidade de molas e pêndulos simples. Na unidade 3, abordou-se experimentos sobre cinemática, dinâmica da partícula, dinâmica do corpo rígido, hidrostática e gases. Atentou-se aos diálogos e principais dificuldades dos alunos, na parte teórica e das práticas realizadas em casa. Os alunos já tinham informações de dados experimentais. Sistematizaram ideias e desenvolveram relatórios ao final dos experimentos. O estágio docente proporcionou preparação e amadurecimento profissional para diversas dificuldades que se possam vir futuramente.
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