As propostas de formação integral do Instituto Federal de São Paulo: do documento base de 2007 aos currículos de referência de 2019
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.24573Parole chiave:
formação integral; educação profissional de nível médio; documento base; currículos de referência; Instituto Federal de Educação de São PauloAbstract
Desde a década de 1990, diferentes propostas de reforma curricular foram propostas e implementadas com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, com destaque para as reformas que foram pautadas pela pedagogia das competências. É nesse contexto de reformas e diretrizes que as instituições educacionais responsáveis pela oferta de educação de nível médio e profissional tem procurado organizar seus currículos, trajetórias e cursos. Nosso objetivo neste texto é apresentar a forma como o Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP) elabora seus currículos de referência em meio a esse processo reformista. A partir dos documentos que fundamentam a reorganização curricular dos cursos, optou-se por analisar o currículo proposto pelo IFSP de forma macro, para ilustrar alguns pressupostos contidos nos documentos, verificando as principais características da política educacional instituída por meio dos currículos de referência na educação profissional de nível médio.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 20/02/2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 163/2017, DE 28 DE NOVEMBRO DE Aprova diretrizes para os Cursos Téc-nicos de Nível Médio na forma Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CI-ÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Resolução n° 62, de 7 de agosto de 2018. Mo-difica a resolução n° 859/2013 e aprova a Organização Didática da Educação Básica do IFSP. São Paulo, SP, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012 . Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Mé-dio, com fundamento no Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/resolucoes_cne/rceb006_12.pdf. Aces-so em 12/03/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educa-ção Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio. Documento Base, 2007.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CI-ÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Normas e Legislação / Manuais e Orientações. Currícu-los de Referência. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/42-assuntos/ensino/157-normas-e-legisla-cao#:~:text=A%20Instru%C3%A7%C3%A3o%20Normativa%20N%C2%BA%20002,todos%20os%20curso%20do%20IFSP. Acesso em 20/01/ 2023.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 31/03/2023.
DALCIM, Maria Glaucy Fequetia. O Currículo integrado e o trabalho docente: um estudo sobre documentos orientadores do Instituto Federal de São Paulo. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) - Araraquara UNESP. 2021.
HEREEN, Marcelo Velloso. A Construção Político e Normativa do IFSP: A Garantia do Direi-to Constitucional à Educação Básica e o Conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) - Araraquara - UNESP, 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pós-graduação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).