Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15860

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Ensino de ciências sociais.

Resumo

A avaliação assume um poder transformador quando movida por procedimentos metodológicos participativos e diversificados, colocando em xeque o tratamento uniforme da avaliação. Para atender aos anseios por um registro de práticas exitosas de avaliação no ensino superior, buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual o potencial da avaliação para produzir mudanças positivas em favor da aprendizagem na pós-graduação? O objetivo é difundir experiências formativas, vividas na sala de aula universitário que contribuíram com uma melhor aprendizagem discente no ensino das ciências sociais. A base metodológica utilizada foi a pesquisa interpretativa, pela qual nos utilizamos do registro diário das atividades e do relato escrito de dez discentes. Contatamos uma experiência exitosa de avaliação, orientada por uma proposta de reconfiguração da ação pedagógica balizada pela mediação entre teoria e prática na sua metodologia. Concluímos que no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação define o caminho, as estratégias e as características dessa relação.

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Biografia do Autor

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Pau dos Ferros

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da  Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER)

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Pau dos Ferros

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Docente do departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE),, do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE).

Taysa Kelly da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Pau dos Ferros

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado Profª.  Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Professora Colaboradora na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar.

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Publicado

19.12.2019

Como Citar

CABRAL MARINHO DOS SANTOS, Simone; FONTENELE MACEDO, Sheyla Maria; DA SILVA, Taysa Kelly. Avaliação da Aprendizagem Transformadora no Ensino Superior: Experiências Exitosas na Pós-Graduação Stricto Sensu. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 205–219, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.15860. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/15860. Acesso em: 19 dez. 2024.