Alfabetização musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música

Autores

  • Estêvão Couto Teixeira Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
  • José Esutáquio Romão Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1871

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação. Ensino. Música.

Resumo

Este trabalho aborda, na perspectiva dos princípios desenvolvidos por Paulo Freire, o processo de aprendizagem inicial e continuada da música. O autor, como músico profissional e professor de música, enfoca as experiências que vivenciou nas duas condições, mormente as que experimentou como docente, observando a tensão e as resistências apresentadas pelos aprendizes nos métodos tradicionais. Formulou, então, uma metodologia própria, que se aproxima muito dos princípios desenvolvidos por Paulo Freire. Na aplicação desse método, utiliza um artefato, que inventou e denominou de Teclado Didático para o Ensino da Música (TEDEM), tendo, inclusive, sido patenteado. Resolveu pesquisar, cientificamente, os resultados da aplicação dessa nova metodologia. Essas reflexões e os dados apurados constituem o conteúdo deste trabalho.

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Publicado

09.09.2009

Como Citar

TEIXEIRA, Estêvão Couto; ROMÃO, José Esutáquio. Alfabetização musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 59–68, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1871. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1871. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos